Em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) promoveu a profissão farmacêutica por meio de campanhas publicitárias de valorização profissional, mídia espontânea local e orientação à população.   As atividades foram desenvolvidas com intuito de chamar atenção para a importância do farmacêutico nos serviços de saúde.

Neste mês, diversas entrevistas de prestação de serviço foram concedidas para rádios e TVs locais. Os profissionais farmacêuticos esclareceram a população sobre assuntos de interesse geral, como o Uso Racional de Medicamentos e Fotoproteção. No último dia 31, a dra. Lourena Veríssimo levou informações sobre descarte correto de medicamentos, em matéria veiculada na InterTV Cabugi. Veja a notícia do Bom Dia RN aqui.

Antes, no dia 25, a vice-presidente do CRF-RN, dra. Célia Aguiar e a dra. Jacira Prestes, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RN, concederam entrevista à Radio Cidade, 94 FM, sobre Uso Racional de Medicamentos e importância do farmacêutico nos serviços de saúde. No Dia 29, a jornalista Eliana Lima repercutiu os dados sobre a indústria farmacêutica e os índices de intoxicação por medicamentos que foram divulgados durante entrevista na Rádio Cidade. A nota pode ser conferida aqui.

No dia 19, a TV União lembrou o Dia do Farmacêutico e o papel deste profissional para a sociedade, em entrevista com o farmacêutico dr. Idivaldo Micali, que também abordou o Uso Racional de Medicamentos. Já o Novo Jornal procurou o professor Idivaldo para falar sobre a planta Crajiru. A matéria está prevista para ser publicada na edição impressa do próximo domingo.

Aproveitando o atual período de verão, a Rádio Nordeste AM 900, convidou o CRF-RN para falar sobre Fotoproteção. O farmacêutico dr. Gabriel Damasceno esclareceu os ouvintes sobre o tema, durante entrevista realizada no último dia 18.

Além dessas mídias espontâneas, o Conselho trabalhou a campanha publicitária de valorização profissional. No período de 16 a 30 de janeiro, foi possível ver outdoors e busdoors comemorativos ao Dia do Farmacêutico nas principais avenidas e linhas de ônibus de Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Macaíba e Mossoró.

No Dia Nacional do Farmacêutico, foi publicado um anúncio comemorativo na página 05, do jornal Tribuna do Norte. Além disso, tivemos um banner especial que lembrava a data estampado na capa do site www.tribunadonorte.com.br.

Ainda no dia 20, as farmacêuticas Verônica Azevedo, Carla Mara e Camila Resende realizaram uma intervenção educativa na Liga Norte-Rio-grandense contra o Câncer. Elas falaram sobre a atuação dos farmacêuticos nos diversos seguimentos, como Análises clínicas e Assistência Farmacêutica. Na ocasião, foram distribuídos cartões informativo sobre Reações Adversas a Medicamentos e folder educativo sobre Descarte de medicamentos.

O presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, lembra que as ações do mês de janeiro são fundamentais para mostrar a população a importância da presença do farmacêutico em diversas áreas do cotidiano. Ele acrescenta ainda que “esta é uma forma de valorizar e parabenizar os farmacêuticos pelo seu dia”.