No mês de setembro foi comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico (25 de Setembro) e, em alusão à data, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) promoveu a profissão farmacêutica por meio de mídia espontânea local e também de eventos de capacitação para farmacêuticos. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de chamar atenção para a importância do farmacêutico nos serviços de saúde.

Aproveitando o mote da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, o Conselho convidou alguns farmacêuticos para falarem à população sobre como o farmacêutico pode ajudar pacientes em tratamento de doenças como depressão e transtornos de ansiedade.

No dia 27, o farmacêutico Leonardo Maciel falou ao Jornal da Rede TV RN (TV Feliz) sobre a importância dos medicamentos psicotrópicos no tratamento desses pacientes. Veja aqui. Esse também foi o tema abordado no programa RN Urgente, da TV União, no dia 29, pelo farmacêutico e professor da UFRN Idivaldo Micali.

Já no dia 04/10, o farmacêutico e professor da UFRN, Márcio Ferrari falou sobre fotoproteção em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. Confira a matéria aqui

Além disso, o CRF-RN organizou algumas palestras para levar capacitação tanto para os profissionais da capital, quanto para os farmacêuticos do interior do estado.

A temática do suicídio foi abordada em dois momentos neste mês de setembro. Em Natal, no dia 13, ocorreu a palestra “Falando abertamente sobre suicídio. Conhecer para prevenir”, com o advogado e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) Fernando Carlos Colares.  Já no dia 28, Mossoró recebeu a palestra “Suicídio…alguém pode me ouvir?”, ministrada pela farmacêutica Sheilla Fernandes.

Os farmacêuticos de Pau dos Ferros e região puderam refinar conhecimentos na palestra “Uroanálises da Fisiopatologia ao diagnóstico laboratorial”, realizada no dia 14,  com o farmacêutico Victor Duarte. No dia 15, o professor Idivaldo Micali falou sobre “Fitoterapia: implementação e prescrição” para profissionais de Mossoró. No dia 30, em Natal encerrando o mês, houve o interessante curso sobre “Banco de Preços em Saúde”, com o farmacêutico Carlos Frank.

O presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, lembra que datas como o Dia Internacional do Farmacêutico servem para festejar a profissão, mas não somente isso. Ele comenta que “essa também é uma oportunidade para promover ações que mostrem à população a importância da presença do farmacêutico no cuidado com a saúde”.

Confira galeria com algumas fotos dos eventos no Facebook do CRF-RN