O presidente do Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN), Sales de Aráujo Guedes, se reuniu na tarde desta terça-feira (07/02) com o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do RN (SINDPERITOS-RN), o perito criminal do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) Otávio Domingos. O objetivo do encontro foi tratar de questões relativas ao exercício profissional de farmacêuticos/bioquímicos, bem como discutir a importância destes profissionais no campo da perícia oficial. Na ocasião, o Sindicato pediu apoio ao Conselho para conseguir, junto ao Governo do Estado, a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os profissionais do órgão.

Na área pericial, esses profissionais cuidam da realização de exames toxicológicos, pesquisa de sangue humano, da presença de substâncias organofosforadas no organismo e até identificação humana por meio de pesquisa de DNA.  Esse campo de atuação profissional é uma das áreas de fundamental importância para a perícia criminal no que se refere a produção de provas em um processo criminal.

Sales Guedes defendeu um maior intercâmbio entre CRF-RN e SINDPERITOS-RN para constante busca de melhorias para as categorias profissionais envolvidas nesta área. O SINDPERITOS reforçou a busca pelo fortalecimento da perícia laboratorial. Esse reforço poderá vir com a abertura de concurso público para o ITEP, prometido pelo governo do estado para ser realizado ainda em 2017.