O mês de maio é tradicionalmente marcado por ações dos farmacêuticos em todo país, em especial no dia 5 de maio – Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. No RN, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RN) preparou uma série de atividades durante todo mês para difundir práticas racionais na utilização de medicamentos, além de eventos que levassem capacitação aos profissionais e informação à população.

Para abrir a programação, foi realizada a palestra “Uso Racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, em Natal, com a participação do professor Idivaldo Micali. Foi ele também que representou os farmacêuticos em uma entrevista sobre “Os perigos da Automedicação”, veiculada em uma TV Local no dia 19 de maio.

No dia 5 de maio, farmacêuticos do Hospital Luiz Antônio, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, com apoio do CRF-RN, realizaram uma ação de conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos. Na ocasião, pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde receberam importantes orientações sobre Descarte Correto de Medicamentos e Uso Racional de Medicamentos. Os farmacêuticos visitaram todas as enfermarias e recepções do hospital e, com isso, cerca de 500 pessoas foram alcançadas nesta atividade.

Na quinta-feira, dia 11, o CRF-RN promoveu em Mossoró a palestra “Farmacologia Aplicada aos Distúrbios Gastrintestinais”. Já no dia 18, foi a vez de Caicó receber uma capacitação, com a palestra “Farmacologia Aplicada aos Distúrbios Cardiovasculares”. As aulas foram ministradas pelo professor Eduardo Pereira de Azevedo. Além disso, as duas cidades receberam o projeto CRF-RN Itinerante, que levou todos os serviços administrativos do Conselho para os farmacêuticos dessas regiões.

Ciclo de Palestras em fábricas

Com objetivo de levar informações sobre os perigos da automedicação e também falar da importância de se consultar um farmacêutico para esclarecer dúvidas quanto a correta utilização de medicamentos, o Conselho firmou parceria com a fábrica Coteminas e Três Corações para ministrar palestras aos funcionários sobre o tema.

Na Coteminas, unidade São Gonçalo do Amarante, foram realizados três encontros. O primeiro foi no dia 16/05, das 9h às 10h, com palestra das farmacêuticas Carla Mara Dantas e Verônica Azevedo. A segunda turma, participou da palestra da drª Célia Aguiar, das 15h às 16h. E no último turno, das 23 à meia noite, o farmacêutico e Com   selheiro Regional Higor José Pinheiro falou dos principais cuidados que devem ser tomados no uso de medicamentos.

A unidade da Coteminas em Macaíba recebeu duas palestras do CRF-RN. No dia 17, a professora Ivanise Resecchi palestrou aos colaboradores da fábrica, das 14h30 às 15h30. E no dia 18, foi a vez da professora e Conselheira Regional Maria Goretti Santos falar aos funcionários sobre os perigos da automedicação.

Já na fábrica Três Corações a palestra fez parte da programação oferecida às funcionárias que são mães, no dia 16, em alusão ao Dia das Mães. Na ocasião, a farmacêutica e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RN, Jacira Prestes, falou sobre “Os cuidados na administração de medicamentos à crianças e o Uso Racional de Medicamentos”

Em todos os encontros, os palestrantes e alunos do curso de Farmácia da UFRN,  que se juntaram à ação, ofereceram serviços farmacêuticos, como orientação farmacêutica individualizada, aferição de pressão e teste de glicemia capilar.

Para fechar a programação, a Comissão de Farmácia Hospitalar do CRF-RN realizou o seminário “Desafio da Prática Clínica Farmacêutica em Pediatria e Neonatologia”. O evento ocorreu no dia 22 de maio, das 14h às 17h, no Auditório do Conselho, em Natal. Os palestrante foram Drª Viviane Nunes Ribeiro, Drª Haline Tereza Costa, Drª Tatiane Xavier da Costa e Dr. Francisco Alves Farias Filho (RJ).

Confira a galeria de fotos dos eventos na nossa FanPage