5 de maio é o Dia do Uso Racional de Medicamentos, data reservada para lembrar à população sobre a importância de se usar os medicamentos de forma segura e racional. Para celebrar esta dia, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) promoveu uma série de eventos com objetivo de levar informações relevantes aos profissionais e à população sobre o tema. Este ano, a campanha realizada pelo Conselho Federal e Regionais de Farmácia teve como tema a “Importância da adesão ao tratamento de pacientes polimedicados”.

Para abrir a programação, foi realizada, em Natal, a palestra “Vacinação: como implementar o serviço de vacinação no seu estabelecimento”, com o professor Fernando Bacellar (MA), farmacêutico e diretor Vacina Aqui (Consultoria em Vacinação). O foco do evento foram os farmacêuticos proprietários de farmácias e drogarias.

Nos dias 3 e 4 de maio, o projeto CRF-RN Itinerante esteve em Mossoró para oferecer aos profissionais e à população todos os serviços administrativos do Conselho.

Ainda em Mossoró, no dia 04, os profissionais puderam participar do Curso “Atuação farmacêutica voltado ao Desporto: do perfil laboratorial à dispensação de suplementos alimentares/nutracêuticos”. Na ocasião, ministraram palestra os professores Max Denisson Maurício Viana (AL) e Fernando Bacellar (MA)

A programação se intensificou no dia 5 de maio com a realização simultânea do Fórum sobre Uso Racional de Medicamentos e do Mini curso sobre Assistência Farmacêutica no âmbito Hospitalar.

Organizado pela Comissão de Farmácia Clínica, o Fórum abordou o tema “Farmacêuticos no Desafio Global” e trouxe a ilustre presença de farmacêuticos e professores de diversas áreas para discutir a temática e trocar experiências com os participantes. Palestraram no evento os farmacêuticos: Mabel Cavalcanti (HUOL); Wanessa Brito (Farmácia Pague Menos); Letícia Vale (Hospital Varela Santiago); Laura Ferreira (Policlínica); Prof. Euzébio Guimarães (UFRN); Alcemir Lopes (Hospital Giselda Trigueiro); Michelle Nunes (MEJC); George Silas (Residente de Atenção Básica da UFRN); Prof. Ivanaldo Amâncio (UFRN) e Damião Gomes (Hospital Walfredo Gurgel).

Já o Mini curso esteve sob a organização da Comissão de Farmácia Hospitalar e discutiu “O Ciclo da Assistência Farmacêutica no Âmbito Hospitalar”, com a palestra do professor André Noronha.

De acordo com o presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, datas como essa são oportunidades para se mostrar o papel estratégico do farmacêutico, ainda mais quando se fala em pacientes que utilizam variadas medicações simultaneamente. “O Conselho tem buscado evidenciar para o público externo o farmacêutico como profissional mais preparado para ser consultado em casos de dúvidas sobre a utilização de medicamentos. Uma simples conversa do paciente com o farmacêutico pode evitar erros graves e salvar vidas”.

Confira a galeria de fotos dos eventos na nossa FanPage