O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) promove, no dia 31 de outubro, às 15h, evento alusivo ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Serão realizadas duas palestras educativas e uma oficina de beleza para funcionárias e farmacêuticas inscritas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3222-2906 ou 3221-1211. Serão oferecidas 30 vagas.

Na ocasião, as mulheres receberão informações sobre a doença e ouvirão a história de superação Maria Elenir Bezerra Guedes, voluntária do Grupo Despertar, da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer. Ela vai contar seu relato pessoal de como enfrentou a doença que a levou a um procedimento de mastectomia –  retirada das mamas. Desde que passou pelo fato, Elenir é atuante voluntária do Grupo e profere palestras que ajudam centenas de mulheres a enfrentar o câncer. Além disso, a psicóloga Marlúcia Galvão Brandão, da Escola Menthes Natal – Grupo Educacional Augusto Cury, também falará às mulheres sobre “Qualidade de Vida”.

O dia será também para cuidar da beleza. Por isso, as inscritas participarão de uma oficina de automaquiagem e cuidados com a pele, oferecida pela empresa de cosméticos Mary Kay. Haverá sorteio de um curso de automaquiagem da Mary kay, no valor de R$ 200, além de outros brindes. Ao final do evento, será servido um coffe-break leve e saudável às mulheres, uma homenagem do Sindicato dos Farmacêuticos do RN.

O presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, lembra da importância da data e incentiva o engajamento dos farmacêuticos, enquanto profissionais da saúde, por meio da orientação às mulheres sobre as medidas preventivas.

Campanha

O Outubro Rosa é uma ação que ocorre mundialmente e remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento surgiu nos Estados Unidos após o Congresso norte-americano adotar outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Sinais e sintomas do Câncer de mama:

– Nódulos (caroços) palpáveis na axila

– Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor

– Secreção no mamilo

– Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja