O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) foi convidado para participar da inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município de João Câmara, distante 74km de Natal. O Conselheiro Regional Higor José Pinheiro Lopes foi destacado pelo CRF-RN para representar a entidade em evento ocorrido nesta quinta-feira, 31 de março.

A CAF foi instalada em prédio novo, com cerca de 200m² e com infraestrutura dentro dos padrões de exigência do Ministério da Saúde. O destaque da sede ficou por conta da sala exclusiva para atendimento farmacêutico.

Na ocasião, o Conselheiro Regional Higor José destacou a importância da unidade pioneira no estado, e uma das únicas do país a contar com uma sala para o profissional de Farmácia.  “Inaugurar uma CAF com sala de atendimento farmacêutico é muito mais que uma obra de gestão, é um legado para a população de João Câmara, que poderá, a partir de agora, além de ter aceso aos remédios, poderá obter informações precisas e necessárias ao uso correto dos medicamentos”, comentou.

A CAF é responsável pelo recebimento e estocagem dos medicamentos e sua distribuição às 13 Unidades Básicas de Saúde da Família do município. Somente na CAF são realizados cerca de 100 atendimentos todos os dias. A Central é uma unidade de assistência farmacêutica de grande relevância para a cidade, pois cumpre a necessidade da gestão municipal de controlar a entrada e saída de medicamentos, tanto no âmbito físico como financeiro, além de manter o estoque regular sem faltas.

Entre os participantes do evento, estiveram presentes o prefeito da cidade  Ariosvaldo Targino de Araújo, a Secretária Municipal de Saúde Andrelúcia Cordeiro e o coordenador da Assistência farmacêutica em João Câmara, o farmacêutico João Lucas.

Segundo João Lucas, “a Central de Abastecimento Farmacêutico de João Câmara une gestão e clínica” e se configura como a maior unidade do setor na região.