nota concurso prefeitura de parnamirim - 001-2019O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) manifesta total descontentamento frente a irrisória remuneração oferecida aos farmacêuticos pela Prefeitura de Parnamirim, nos termos do edital 001/2019. O Plano de Cargos e Salários descrito no referido certame caracteriza-se como um profundo desrespeito a toda classe Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Norte.

Este Conselho de Farmácia compartilha da indignação dos farmacêuticos e farmacêuticos/bioquímicos, bem como reafirma seu compromisso institucional com a defesa do exercício da profissão qualificada, conjuntamente com todas as garantias éticas, técnicas e laborais, no serviço público e privado.

Não há como se falar em Saúde Pública de qualidade para os usuários quando, internamente, o Sistema desvaloriza seus próprios servidores, entre os quais destacamos o Farmacêutico. Ao desrespeitarem preceitos da Constituição Federal, os gestores promovem a insegurança jurídica e social e acabam por minar a já abalada confiança da sociedade em seus representantes políticos.

A Saúde Pública é um tema sensível para a população, em especial a parcela mais carente, que, constantemente, se vê abandonada e sem assistência no momento de maior necessidade. Os gestores públicos, dia após dia, insistem em desmerecer a importância dos Farmacêuticos – e de outros profissionais da saúde, impondo-lhes humilhantes salários e requerendo jornadas extenuantes de trabalho, muitas vezes, descumprindo requisitos trabalhistas e sanitários.

O CRF-RN reforça o apelo público à Prefeitura de Parnamirim para que reveja o edital publicado no que concerne à remuneração dos Farmacêuticos, e informa que fará todo o possível, dentro dos ditames legais, para modificar a atual publicação editalícia.

 

Sales de Araújo Guedes

Presidente do CRF-RN