O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN), promove o curso de capacitação em Citopatologia do Colo do Útero. O evento será realizado em Natal, no auditório do CRF-RN. O curso está dividido em quatro módulos. O Módulo 1 ocorre nos dias 28 e 29 de setembro. O módulo 2, nos dias 19 e 20 de outubro. Já o Módulo 3 está programado para os dias 9 e 10 de novembro. E, nos dias 23 e 24 de novembro, o Módulo 4 fecha a programação do curso. O horário das aulas é sempre o mesmo: na sexta-feira, das 18h às 20h; e no sábado, das 9h às 14h.

Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/ozQ8eK1qbRatslwq2

 

Confira o conteúdo programático do Curso de capacitação em citopatologia de Colo do Útero:

Módulo 01: 

Atipias de Significado Indeterminado e Carcinoma Escamoso. Informações sobre o Projeto de Capacitação Teórico-Prática em Citopatologia de colo do útero, a Sociedade Brasileira de Citologia Clínica, o GT de Citologia do CFF e legislação que ampara o exercício da citopatologia pelos farmacêuticos.

Carga horária: 20 horas.

Professora: Karla Regina Lopes Elias

  • Informações sobre o Projeto e entidades promotoras (CFF, SBCC e GT de Citologia);
  • Ações desenvolvidas pelo CFF na legalidade do exercício da citopatologia pelo farmacêutico;
  • Conceito das células atípicas escamosas de significado indeterminado;
  • Critérios citomorfológicos das atipias escamosas de significado indeterminado;
  • Diferenciação das atipias escamosas de significado indeterminado das células reativas, metaplásicas, displásicas e neoplásicas;
  • Conceito, critérios citomorfológicos e diferenciação do Carcinoma escamoso invasor.
  • Estudo de casos clínicos.
  • MINI CURRICULO: Farmacêutica com Habilitação em Análises Clínicas pela UNOESTE. Especialista em Citologia Clínica pela UFAM. MBA em Administração Em Serviços De Saúde e MBA em Gestão Universitária pela UNINILTONLINS. Professora de Citologia Clínica. Representante da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica No Amazonas. Diretora Secretária da SBCC. Presidente da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas. Membro do GT de Citologia Clínica do CFF. Conselheira Federal Suplente de Farmácia pelo Estado do Amazonas.

Módulo 02:

Controle de Qualidade e Gestão do Laboratório de Citopatologia.

Carga horária: 20 horas.

Professora: Rita Goreti Amaral

  • Implementação do Controle de Qualidade no laboratório de citopatologia.
  • Gestão do Laboratório de Citopatologia.

MINI CURRICULO: Professora da Faculdade de Farmácia-UFG, Associada IV. Fez graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (1986) e Especialização em Citologia Clínica (1991) pela mesma instituição. É Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É orientadora nos Programas de Pós-graduação Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina-UFG e de Assistência e Avaliação em Saúde da Faculdade de Farmácia-UFG. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade da Faculdade de Farmácia-UFG. Coordena projetos de pesquisa e extensão em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Goiânia visando o aprimoramento e capacitação dos profissionais da rede básica de saúde e estratégia da saúde da Família na prevenção do câncer do colo do útero e assistência farmacêutica. Tem experiência em pesquisa na área de Citologia Clínica e Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: controle da qualidade em citopatologia do colo do útero, prevenção, detecção precoce de doenças, aperfeiçoamento de métodos diagnósticos, desenvolvimento e validação de práticas de cuidado do paciente nas doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis e assistência farmacêutica. Membro do GT de Citologia do CFF.

Módulo 03:

Alterações não neoplásicas do colo uterino e Lesões Intraepiteliais Escamosas.

Carga horária: 20 horas.

Professor: Carlos Eduardo de Queiroz Lima

  • Histologia e citologia do epitélio cérvico-vaginal;
  • Processos normais, alterações celulares degenerativas ou regressivas;
  • Processo Inflamatório e principais agentes etiológicos;
  • Metaplasia e reparo;
  • Histologia e Citologia das lesões intraepiteliais escamosas do colo uterino, definição da discariose e da célula cancerosa, classificação;
  • Fatores favorecendo o desenvolvimento das lesões cervicais, papilomavirus humano (HPV), propriedades biológicas, métodos de detecção, transmissão das infecções por HPV;
  • Evolução das classificações das lesões Intraepiteliais Escamosas do colo uterino.

Módulo 04:

Lesões Glandulares e estudo de casos clínicos.

Carga horária: 20 horas.

Professor: Maurício Turkiewicz

  • Conceito, critérios citomorfológicos e diferenciação Atipias do epitélio glandular endocervical e endometrial;
  • Conceito, critérios citomorfológicos e diferenciação do Adenocarcinoma endocervical e endometrial;
  • Estudo de Casos Clínicos em Carcinomas: escamoso e glandular.

MINI CURRICULO: Graduação em Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista. Especialização em Farmacologia pela UFPR e Especialização em Citologia Clínicas pelo CRF-PR, chancelado pelo CFF. Diretor Técnico do LABCELL Citologia Diagnósticas Ltda. Presidente da Associação Paranaense de Farmacêuticos – ASPAFAR. Coordenador da Comissão de Análises Clínicas do CRF-PR. Coordenador do GECITO-PR. Membro do Grupo sobre Citologia do CFF.